AULA DE CIÊNCIAS OU DE GEOGRAFIA? O DESAFIO DA INTERDISCIPLINARIDADE

 

 Ao longo do mês de maio, os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental participaram de atividades no Laboratório de Ciências com o objetivo de reafirmar uma grande tendência no ensino, a "interdisciplinaridade", ou seja, a relação possível de se estabelecer entre todas as matérias do currículo escolar e das áreas da experiência fora da escola.

Conduzidas pelas professoras Patrícia e Danielle, as aulas teórico-práticas procuraram responder a uma questão aparentemente simples: as plantas são seres vivos? Para a resposta, os alunos precisaram mobilizar o senso de investigação, quebrando as noções aparentes sobre seres vivos, antes reconhecidos por eles apenas enquanto animais. Por meio de outras perguntas, as professoras conseguiram fazê-los criar o conhecimento, porque a definição partiu completamente deles. No fim, as crianças chegaram à conclusão de que o que caracteriza os seres vivos - incluindo as plantas - era o ciclo de vida (nascimento, crescimento, desenvolvimento e morte).

Depois disso, os vegetais, reino ao qual as plantas pertencem, a partir de suas estruturas básicas comuns e nos ambientes onde podem ser encontrados.

Essas aulas foram encerradas com uma caminhada pela escola, com a observação e análise orientada das plantas, o que instigou comentários extremamente interessantes, realizando, por fim uma aprendizagem que foi além dos limites das matérias e da sala de aula, o que torna a tarefa de aprender ainda mais enriquecedora e completa!

 










 







 

 

 

 


ALUNOS
RA:
Senha:

PROFESSORES
Login:
Senha:
 


Rua Capitão Fleming, 331 / ITU-SP / CEP:13309-010 / tel.:(11) 4024-0006
Página Inicial